Dentre as regiões mais pobres do país a região da Baixada Fluminense, composta por 13 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, se destaca pelo atraso social e educacional. Os recentes
indicadores de educação, longevidade e renda, que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostram que essa região apresenta um baixo desenvolvimento econômico e escolar, com índices que mostram o resultado dos anos de abandono de políticas públicas. Os valores médios apresentados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em julho de 2010, obtido pela maioria das escolas Municipais para o 5º ano, estão abaixo do valor mínimo necessário com média de 5,0, para obter aprovação. Nesse trabalho, é mostrado que o avanço do desempenho escolar dessas crianças pode estar associado diretamente à realidade financeira familiar, e que a atual realidade pode comprometer o futuro e a expectativa de mudança social.
Fonte: Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI
"O meu compromisso político e elaborar e executar o Proap(Programa de Administração Pública) para a região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro."
Renato Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário